Conheça os principais programas para quem quer ser Blogger ou YouTuber usando Linux

Principais programas para quem quer ser Blogger ou YouTuber usando Linux

Eu, talvez, não seja a melhor pessoa para falar sobre ser um Blogger ou YouTuber, mas eu tento. E como faço isso utilizando o Linux diariamente (é minha ferramenta de trabalho), decidi unir algumas ferramentas que eu gosto bastante neste post. Por conta disso, hoje quero que você conheça os principais programas para quem quer ser Blogger ou YouTuber usando Linux.

Grande parte destas ferramentas eu já falei aqui no Blog, então apenas farei um link entre os posts. Entretanto, existem outros que passei a utilizar recentemente e quero que você veja.

Principais ferramentas para quem quer ser Blogger Linux

Ser Blogger envolve muita criação de conteúdos escritos, como este que estou fazendo agora. E para que isso ocorra da melhor forma, você precisa primeiramente de um bom editor de texto.

Existem tantos editores de texto que até ficamos perdidos na hora de escolher. Um que não me canso de recomendar é o WPS Office, e aqui você ver como instalar e traduzir. Agora, caso você não tenha muito espaço em disco e prefira uma ferramenta em Cloud para compartilhar diretamente com seus colegas (como eu), utilize o Google Docs mesmo. O que você pode fazer para melhorar a usabilidade do Google Docs é usar o Google Drive no seu Linux como forma de aplicativo, aí fica muito mais fácil para acessá-lo.

Escolhido o editor de texto, você precisará de ferramentas para complementar o uso dele, isto é, que lhe permita tirar print screens, edição das imagens, criação de GIFS, etc. E quanto à isso, tenho duas excelentes ferramentas para lhe recomendar.

Para tirar print screens sob medida e editá-las logo depois, use o Shutter. Já utilizo ele a mais de um ano e funciona perfeitamente.

Já para criar GIFS animados que ajudam muito na explicação de um conteúdo, utilize o Peek.

Uma ferramenta que não é utilizada para desenvolvimento de artigos, mas pode ser usada (e é muito usada) na divulgação deles, é o Telegram. Aglomerando as pessoas interessadas no seu conteúdo em um grupo é a melhor coisa que você pode fazer.

Principais ferramentas para quem quer ser YouTuber Linux

Pensou que acabou, né? Temos ainda as ferramentas que vão te ajudar a criar vídeos excelentes. Primeiro, falando do quesito gravação de vídeos, eu totalmente recomendo o OBS Studio. É uma ferramenta gratuita, e você também pode utilizar para fazer lives na Twitch, se assim quiser.

Realizada a gravação do seu vídeos, terá que editar ele. Mas, será que o Linux tem bons editores de vídeo? Claro! Obviamente, não é um Adobe Premiere da vída né… Mas funciona muito bem.

O editor que todo mundo recomenda, e que inclusive o Diolinux utiliza, é o Kdenlive. Eu, particularmente falando, não consegui me adaptar com a forma de edição nele. Demorava demais para conseguir fazer alguma coisa.

Mas, se você não se adaptar assim como eu, utilize o Shotcut. Estou me dando muito bem com ele, e, finalmente, consegui migrar 100% para o Linux após conseguir editar meus vídeos nele. Apenas realize o download da versão .AppImage e execute com dois cliques.

Outra ferramenta que não posso deixar de citar é o Gimp. Ela pode ser usada para qualquer trabalho de Design Gráfico, como a criação das suas capas do Facebook, YouTube, capas de vídeos, logo, etc.

Espero de coração que você tenha gostado deste artigo, não esqueça de conhecer o meu canal no YouTube. Grande abraço, e até a próxima!

Veja também:

 

Se tiver alguma dúvida ou sugestão de conteúdo, por favor, entre em contato aqui ou comente abaixo!