10 Dicas ESSENCIAIS para provas de Certificação em T.I

Antes de fazer a minha primeira certificação, eu me sentia bastante inseguro por não saber nada sobre o formato da prova, o ambiente de execução, as ferramentas permitidas ou não, como funciona os resultados e diversos outros fatores. Desta forma, decidi compartilhar com você 10 Dicas ESSENCIAIS para provas de Certificação em T.I.

Para quem não faz nenhuma ideia de como funciona todo o processo… Primeiro você irá estudar o conteúdo (obviamente) e agendar a prova por meio de algum site, como a PearsonVue. Neste site, irão aparecer todos os centros de treinamentos autorizados perto de você, de acordo com a prova que você escolher. Basta agendar o dia, ir até o local, executar a prova (que provavelmente será em uma sala com vários computadores) e ter o resultado na hora.

Então, vamos para as dicas de Certificação!

1: Pesquise sobre a sua prova

Antes de fazer a prova, você precisa conhecer ela. E isso, envolve diversos fatores:

  • Qual os idiomas das provas? Vou fazer em Português ou Inglês?
  • A tradução da minha prova é boa?
  • Conheço alguém que já fez? Peça a opinião dele e dicas pessoais!
  • Quais os centros de treinamento autorizados perto de mim? Eles são bem conceituados? E se faltar luz durante o teste?
  • Quais os conteúdos abordados?
  • Quais os tipos de questões? Múltipla escolha? Descritivas? Drag and drop?
  • Quais os pesos dos tópicos? Redes vale mais que Sistema Operacional? Posso focar mais em redes…

O ponto é: Você precisa conhecer a prova de cabo a rabo para não se espantar na hora.

2: Cuidado com os pega-ratões

Entenda que, essas provas, devem ser executados da mesma forma que um concurso público ou prova de vestibular, cuidando os pega-ratões. Haverão, com certeza, alternativas de respostas bem parecidas. Leia com atenção as questões. Depois, releia. Se achar complicado o entendimento, pule ela e retorne depois.

3: Eliminação!

Essa é uma das melhores dicas. Você não sabe a resposta? Então, elimine as que você tem certeza que NÃO é. Assim, suas chances de acertar aumentam drasticamente.

4: Cuidado a tradução

A tradução das provas para o Português podem ser bem ruins, o que pode levar ao candidato marcar alguma resposta errada porque não entendeu o que está sendo descrito. Todas as provas que eu fiz até o momento tinham um botão com a logo do Reino Unido ou dos Estados Unidos, onde era possível traduzir cada questão durante a prova, do Português para o Inglês (linguagem em que foi escrita oficialmente).

Por isso, se você enfrentar dificuldades para entender alguma questão, traduza para o Inglês e tente entender novamente.

5: Utilize diferentes métodos de estudo

Cada pessoa aprende de uma forma diferente. Eu, costumo aprender por meio de vídeos, prática e leituras em blogs. Há pessoas que odeiam ler, então é interessante utilizar o método que você mais se adapta, mas não somente ele.

Por exemplo, existem questões que você tem que saber bastante teoricamente. Entretanto, existem questões que somente podem ser resolvidas se você teve uma experiência prática com um determinado assunto.

6: As fáceis primeiro

Particularmente, em qualquer tipo de prova, resolvo todas as questões que são fáceis pra mim e que eu tenho certeza absoluta da resposta. Caso eu tenha  90% de certeza, mas há uma outra possível resposta que está me atraindo, então eu marco ela para a revisão.

Matando todas as questões fáceis primeiro, você pode dedicar o resto do tempo somente nas questões que realmente necessitam que você pense bastante. Então, comece pelas fáceis e marque as outras para revisão.

7: Faça simulados

Existem diversos cursos no mercado preparatórios para provas teóricas. Veja se no curso é oferecido os simulados, que irão te ajudar a ter uma noção exatamente de como vai funcionar as provas, os níveis de questões, como é escrito.

8: Faça exercícios práticos

Obviamente, somente os simulados não são suficientes. Como falei anteriormente, é interessante que você saiba fazer tudo na prática. Além disso, haverão questões que somente quem teve experiência prática com determinado assunto conseguirá resolver.

9: Organize a sua rotina

Esteja ciente que, os estudos para estas provas, tendem a ser muito cansativos e exaustivos. Chegamos cansados do trabalho, tem faculdade, família e diversas outras distrações. Peça um tempo para sua família e dedique pelo menos 1h todos os dias para os estudos. Desta forma, você cria uma consistência, e que, futuramente, vai virar um hábito. Você atingirá seu melhor potencial de estudos desta forma.

10: Mantenha a calma

Ademais, é clichê, mas é importante. Fique calmo. Pegue um café ou uma água antes de entrar na sala da prova. Você sabe conteúdo. Então, vai lá e arrebenta.

Espero que tenha gostado desta dica!

 

Não esqueça de nos seguir no Instagram para receber os últimos conteúdos!

Participe dos nossos grupos no Telegram e Facebook! 🙂

 

Veja também este vídeo sobre a Certificação DevOps:

Se tiver alguma dúvida ou sugestão de conteúdo, por favor, entre em contato aqui ou comente abaixo!