fbpx

Terminal Linux: Por onde e como começar?

De longe o terminal é a parte do Linux (eu digo, do mundo Linux) que me faz amar tanto este sistema, a facilidade de executar as tarefas, os comandos resumidos, a nostalgia de trabalhar em frente a uma tela preta. Estou começando a escutar mais o pessoal que está migrando para o Linux, mas que, ao mesmo tempo, querem aprender mais sobre o sistema em si, e não somente trabalhar na interface gráfica. Neste artigo, quero expor a minha opinião e dicas sobre o Terminal Linux: Por onde e como começar?

Terminal Linux: Por onde e como começar?

O que é o Terminal Linux?

Primeiramente, antes que você comece a trabalhar diretamente no Terminal Linux, é interessante você primeiro aprender o que ele é, não é mesmo?

O Terminal Linux vem instalado já em todas as distribuições Linux, sem exceção. Ele é uma tela preta ao qual é possível enviar comandos ao Shell (Bash, Zsh, Csh, Tcsh…), onde os mesmos serão interpretados e retornados na tela do Terminal. Desta forma, usamos o Terminal para ter um contato direto com o Kernel Linux.

O fluxo padrão de comandos é:

Usuário envia comandos -> Terminal recebe os comandos digitados e envia ao Shell -> Shell interpreta o comando e envia ao Kernel -> Shell retorna para o terminal o resultado -> Terminal mostra na tela para nós.

Muito simples, né?

OBS: Se você não sabe o que é Kernel ou quer ter uma ideia geral sobre o Linux e a sua história, recomendo fortemente que assiste o vídeo abaixo!

Por que aprender a trabalhar no Terminal Linux?

Aprender a trabalhar na linha de comando é extremamente necessário para qualquer usuário Linux, pois sempre será igual para qualquer distribuição. Mesmo que mude a interface gráfica, o gerenciador de pacotes, o Terminal Linux sempre será igual e interpretará os comandos da mesma forma.

Além disso, saber atuar na linha de comando vai te auxiliar a resolver erros muitos mais facilmente. E se um dia a sua interface gráfica der algum problema por conta de algum driver (e pode ter certeza que isso vai acontecer um dia), e então você só tem um terminal para poder arrumar o erro, como fazer? Saber trabalhar no Terminal é essencial!

Veja aqui uma foto do Terminal Linux no meu Ubuntu 18.04:

Terminal Linux: Por onde e como começar?
Terminal Linux: Por onde e como começar?

Note que, enviei o comandos ls ao Terminal Linux e ele me retornou uma saída e mostrou na tela.

Por onde começar a trabalhar no Terminal Linux?

Ok, eu quero aprender a trabalhar no Terminal Linux. Mas, por onde eu posso começar?

O principal é você se forçar a usar a linha de comando. Instale uma máquina virtual com um sistema operacional sem interface gráfica, como por exemplo o CentOS 7. Assim, você não terá outra saída a não ser aprender. Procure conteúdos em diversas fontes diferentes, como neste blog, é claro! 🙂

Aqui vai algumas das principais fontes que recomendo:

“A prática leva a perfeição.”

Como começar a utilizar o Terminal Linux?

Para começar, você não precisa necessariamente instalar um sistema sem interface gráfica, isso só vai acelerar o aprendizado. Como falei anteriormente, qualquer distribuição Linux possui um Terminal, ao qual é possível enviar comandos.

Então, uma dica especial para você é: Tente fazer tudo que você faz hoje usando a interface gráfica, mas usando o Terminal. Sim, é possível fazer tudo no Terminal.

Também, recomendo fortemente que assista os vídeos do meu canal, ao qual pelo menos 90% deles envolve a linha de comando do Linux.

Diferentes sabores do Terminal Linux!

Talvez, você que esteja chegando agora no nosso mundo Linux, não saiba que existem diferentes tipos de Terminal. Geralmente, para cada interface gráfica (GNOME, KDE, LXQT…) existe um Terminal que tem um “nome” diferente, apesar de todos serem muito parecidos e visarem o mesmo objetivo: Conectar o usuário ao Shell.

Veja abaixo alguns dos diferentes terminais:

Posteriormente, você vai notar que há pequenas mudanças de um para o outro (a não ser pelo Tilix que trás uma ideia bem diferente).

Ademais, espero que este artigo tenha te ajudado um pouco a entender sobre esse mundo de Terminais, e também espero que comece a utilizar logo e melhorar a suas skills no Linux.

 

Não esqueça de nos seguir no Instagram para receber os últimos conteúdos!

Participe dos nossos grupos no Telegram e Facebook! 🙂

 

Veja também: Instalação ZABBIX 4 no LINUX com FIREWALL & SELINUX

Se tiver alguma dúvida ou sugestão de conteúdo, por favor, entre em contato aqui ou comente abaixo!