/ETC/NOLOGIN: Qual a sua função?

Já pensou em fazer uma manutenção em seu servidor Linux, mas não realizou por conta dos usuários que estão logados no momento? Ou por conta dos usuários que ainda irão realizar o login? Nesta dica, vou te mostrar como você pode usar o /etc/nologin ao seu favor nestas situações.

Existe uma forma bem simples de prever estas ações dos usuários, mostrando uma mensagem de justificativa. Depois de configurar este arquivo, você poderá fazer manutenções no seu sistema sem maiores complicações.

Mas, pra que serve o /etc/nologin?

Basicamente, seu objetivo é bloquear o login de qualquer usuário normal do sistema operacional, menos o usuário root. Entretanto, este método de manutenção foi implantado antes da entrada do Systemd, ou seja, quando ainda se utilizava o SysV.

Isso quer dizer que, antigamente, era possível acessar o usuário root diretamente, com uma senha separada aos outros usuários. Agora, existe a segunda camada de autenticação usada pelo sudo, o que não permite isso. Logo, se você utilizar este arquivo, não poderá logar com nenhum usuário.

Se você não sabe o que é sudo, leia o artigo abaixo:

Então, vamos para o terminal!

Como criar e configurar o arquivo /etc/nologin

Primeiro, devemos criar o arquivo com um conteúdo dentro, que será a mensagem de erro mostrada aos usuários na hora de iniciar uma sessão.

Para isso, vamos precisar de um editor de texto, podendo ser tanto o vi quanto o nano (ou qualquer outro de sua preferência).

  • $ vi /etc/nologin

Pressione i para entrar no modo de inserção.

  • $ vi> i

Adicione neste arquivo alguma mensagem padrão de manutenção, por exemplo:

Não é possível acessar o sistema operacional no momento, estamos realizando uma manutenção preventiva que durará em torno de duas horas, das 08:00h às 10:00h.

Qualquer dúvida, contate suporte@ti.com.br

/ETC/NOLOGIN: Qual a sua função?
  • $ vi> ESC :wq!

Se não souber utilizar nenhum editor de texto:

  • $ echo “Não é possível acessar o sistema operacional no momento, estamos realizando uma manutenção preventiva que durará em torno de duas horas, das 08:00h às 10:00h. Qualquer dúvida, contate suporte@ti.com.br” > /etc/nologin

E prontinho, à partir deste momento, ninguém mais poderá acessar o sistema operacional.

/ETC/NOLOGIN: Qual a sua função?

Para retornar o sistema como era antes, reinicie o equipamento.

  • $ reboot

Bom pessoal, este foi o artigo de hoje, até a próxima!

Não esqueça de nos seguir no Instagram para receber os últimos conteúdos!

Participe dos nossos grupos no Telegram e Facebook!  

Veja também: