O que é “load average” no Linux?

Muito se fala sobre a média de carga do sistema, ou como é conhecido o termo em Inglês, load average, entretanto, é um conceito um pouco confuso para os iniciantes no mundo Linux. Nesta dica, vou te explicar qual a lógica por trás da média de carga do sistema.

O que é a média de carga do sistema no Linux?

O termo em si já nos faz pensar em “processamento” ou “uso da minha CPU”. E sim, está relacionado a utilização do processador do nosso equipamento, mais especificamente aos núcleos ou cores, como você preferir.

O ponto que faz todo mundo se confundir com os valores retornados pelo load average é a forma como é obtido e calculado. Vamos dar uma explorada na prática para que você entenda melhor.

Load average na prática

Em meu notebook tenho o processador i5-6200U CPU @ 2.30GHz.

Vamos ver agora quantos núcleos este modelo de processador possui com o seguinte comando:

  • $ nproc
O que é "load average" no Linux?
O que é “load average” no Linux?

Você pode notar que o número de núcleos é 4. Isto é, meu processador consegue trabalhar as informações em paralelismo usando 4 “caminhos”.

Logo, um número “saudável” para a minha média de carga do sistema é até 3 ou 3,5. Conseguiu entender? Ele é basicamente uma média do uso dos cores da sua CPU.

Por exemplo, imagine que tenho um desses processadores AMD Ryzen de última geração com 8 núcleos e mais 8 núcleos virtuais, totalizando 16 núcleos que aparecerão no comando nproc. Um número saudável de média de carga do sistema neste caso seria em torno de 14 ou 15.

E é por conta desse cálculo que o número ideal da média de carga do sistema varia de equipamento para equipamento. O valor 4 pode ser muito ruim para um, mas muito tranquilo para outro processador.

Como ver a média de carga do sistema pelo Linux?

Existem, então, vários comandos que podemos visualizar estes valores, são eles: top, uptime e w.

Vamos ver primeiro o comando top.

  • $ top

Lembrando que sempre aparecerão três valores diferentes, respectivamente nos últimos 1, 5 e 15 minutos. Ou seja, no último minuto a média foi 0,51. Nos últimos 5 minutos a média foi 0,46. Nos últimos 15 minutos a média foi 0,37.

Complementando a informação acima, posso concluir que nem um núcleo completo foi usado, pois o valor ficou sempre abaixo de um.

O outro comando é o uptime.

  • $ uptime

E, para finalizar, o comando w.

  • $ w
O que é "load average" no Linux?
O que é “load average” no Linux?

Bom pessoal, este foi o artigo de hoje.

Não esqueça de nos seguir no Instagram para receber os últimos conteúdos!

Participe dos nossos grupos no Telegram e Facebook! 🙂

Veja também este vídeo de Servidores Linux:

Se tiver alguma dúvida ou sugestão de conteúdo, por favor, entre em contato aqui ou comente abaixo!