Mateus Müller - 4Fasters

Mateus é o idealizador do projeto 4Fasters.

28 Ago 2019

[SOLUCIONADO] Tela piscando gravando com OBS Studio e driver da NVIDIA no Linux

Neste pequeno post, vou te mostrar uma forma de resolver a tela piscando (flickering) quando gravando algum vídeo usando o OBS Studio e com a placa da NVIDIA com drivers instalados. Eu enfrentava este problema para gravar meus vídeos para o YouTube e também as aulas dos meus cursos de Linux online.

Problema

As vezes durante o uso do programa OBS Studio uma parte da tela sobrescreve a outra em um corte horizontal. Outras vezes, esse tipo de problema só aparece nas gravações. Eu enfrentei muito este problema por conta dos meus vídeos para o YouTube.

[SOLUCIONADO] Tela piscando gravando com OBS Studio e driver da NVIDIA no Linux

Veja no exemplo acima onde tive este problema ao longo de um vídeo que fiz sobre o LDAP. Perceba que há uma grande risco laranja na horizontal, que é parte do meu fundo de tela que está posicionado atrás do programa que estou utilizando neste vídeo.

Como resolver tela piscando no Linux?

A primeira coisa que você deve saber é que este problema geralmente ocorre somente quando temos o driver da NVIDIA instalado. Caso você não tenha, talvez seja até interessante você aprender como fazer para instalar o mesmo:

Após a instalação do mesmo, um aplicativo de gerenciamento da sua placa NVIDIA será instalado e há uma opção específica que precisa ser desabilitada.

  1. Abra o programa da NVIDIA. Você pode procurar no menu principal da sua distribuição.
  2. Clique em OpenGL Settings.
  3. Desmarque a opção Allow Flipping.
  4. Mantenha o ponteiro do Image Settings em Quality.

[SOLUCIONADO] Tela piscando gravando com OBS Studio e driver da NVIDIA no Linux

Idealmente, somente desmarcando a opção Allow Flipping deveria funcionar, mas eu continuei tendo problemas porque meu ponteiro estava em High Performance.

Você pode abrir o OBS novamente e realizar um teste, a gravação deve funcionar normalmente. Caso não funcione, sugiro que participe do meu grupo no Telegram e poste sua dúvida lá para que possamos te ajudar. Os links estarão logo abaixo.

Bom, espero que tenha gostado dessa dica. Se gostou, não esqueça de compartilhar com os colegas em grupos de Linux. Este artigo pode ajudar muitas outras pessoas.

Me siga no Instagram onde eu faço conteúdos da minha rotina diária.

Participe dos nossos grupos no Telegram e Facebook! 🙂

Se tiver alguma dúvida ou sugestão de conteúdo, por favor, comente!
comments powered by Disqus