Mateus Müller

Mateus is the guy behind the scenes.

16 Oct 2019

O que é HACKTOBERFEST e como CONTRIBUIR?

Eu decidi fazer esse post porque achei muito legal a ideia do evento e que me fez enxergar diversas coisas e abrir meu campo de visão sobre o mundo open-source (e olha que eu já incentivo o open-source a tempos! haha). A ideia do post é falar um pouco de como está sendo a experiência e apresentar o evento para quem não conhece.

O que é Hacktoberfest?

A Hacktoberfest é um evento totalmente online patrocinado pela DigitalOcean com o objetivo de incentivar a colaboração em projetos open-source em todos os níveis de conhecimento, seja você alguém que começou a programar agora até os seniores da área.

Como funciona a Hacktoberfest?

Basicamente, você precisa contribuir com projetos open-source usando o GitHub. É necessário fazer pelo menos 4 PRs (pull requests) com algum tipo de melhoria para estar elegível ao prêmio.

Os primeiros 50.000 usuários aprovados pelos PRs ganharão uma camiseta de edição limitada da Hacktoberfest 2019.

Abaixo você encontra alguns links úteis:

Você precisa vincular a conta do Hacktoberfest ao seu GitHub, dessa forma eles tem acesso aos PRs que você fizer. Atualmente, fiz 3 PRs significativas para alguns repositórios, alguns do Brasil e outros fora do país. É muito da hora interagir e contribuir com projetos fora do país.

Como está sendo a experiência?

Sinceramente, eu achei que não tinha capacidade de contribuir ainda, mas lendo alguns incentivos no site, de que todos são bem-vindos, é algo bastante motivante. Lembrando que as contribuições não necessariamente precisam ser relacionadas a código (veja as regras).

Clique aqui para ver alguns projetos que estão com a label do Hacktoberfest e esperando contribuição. No meu caso, quis contribuir com projetos em Shell Script, então adicionei o filtro lá na parte superior da pesquisa.

O que é HACKTOBERFEST e como CONTRIBUIR?

Lembrando que você pode adicionar a linguagem que quiser. Outra coisa importante é que não precisa ser necessariamente um repositório com a label do Hacktoberfest, mas qualquer repositório público, desde que seja uma mudança significativa.

O que é a janela de 7 dias?

Como você já deve imaginar, sempre tem os “espertinhos” que querem fazer qualquer PR porca pra ganhar a camiseta, ao invés de contribuir de fato com algo de valor.

Após fazer uma PR, o responsável do repositório pode colocar uma flag falando que essa PR é inválida (possível spam). Desta forma, durante 7 dias, caso sua PR não tenha essa flag, aí ela entra na revisão da equipe da DigitalOcean.

Conclusão

Minha conclusão é que eu tenho sim a capacidade de contribuir de alguma forma com algum projeto. Obviamente, tem projetos que só programadores mais experientes conseguem entender e contribuir, mas sempre tem algo que possamos fazer.

Depois do evento, quero criar esse hábito de contribuir com outros projetos para desenvolver meu conhecimento técnico, aprendendo com pessoas do mundo todo, incentivando a colaboração, aprendendo mais sobre versionamento de código com GitHub e ainda, de quebra, fazendo algo bom pro mundo.

Desta forma, convido você a também participar do evento. Um grande abraço.

Me siga no Instagram onde eu faço conteúdos da minha rotina diária.

Participe dos nossos grupos no Telegram e Facebook! 🙂

Se tiver alguma dúvida ou sugestão de conteúdo, por favor, comente!
comments powered by Disqus