Mateus Müller - 4Fasters

Mateus é o idealizador do projeto 4Fasters.

04 Dez 2019

[SOLUCIONADO] – Aplicativos lentos para abrir no Ubuntu 19

Oi pessoal… Recentemente fiz a instalação do Ubuntu 19.10 no meu desktop de trabalho, quem me acompanha aqui no Instagram sabe da saga.

Durante o uso, notei que alguns aplicativos (não todos) estavam demorando uns 10 ou 20 segundos para abrir, que é muita coisa! Galera, eu tenho um AMD Ryzen 2700x e um SSD NVMe, não tem como demorar para abrir.

Logo, sabia que havia alguma coisa de errado no meu sistema e é justamente essa solução que quero compartilhar com vocês.

O problema

Vou tentar te passar o meu entendimento para ter um pouco de contexto… Mais do que te dar a solução, eu gosto de explicar o porque de cada coisa.

O Ubuntu 19 usa a interface GNOME, que por sua vez usa o GTK. O GTK é como se fosse uma biblioteca que os programadores usam para construir as interfaces.

Da mesma forma, eles usam o GTK para construir as aplicações que usamos. No meu caso, estava enfrentando uma lentidão para abrir qualquer aplicativo da suíte WPS.

Depois de um tempo, vi que o mesmo problema estava ocorrendo para outras aplicações, então notei que não era um problema na aplicação especificamente.

Descobri que deveria instalar o pacote appmenu-gtk2-module. Basicamente esse pacote “converte” menus que usam “GtkMenuShells” e “GtkMenuItems” na nova forma de criar menus da API chamada de “GMenuModels”.

Provavelmente, porque os desenvolvedores não querem alterar, já que vai ter bastante retrabalho. Por isso, aplicações que não usam o novo “padrão”, enfrentam problemas.

Como resolver?

Basta instalar o pacote e reiniciar o equipamento:

$ sudo apt install appmenu-gtk2-module
$ reboot

O seu problema deve ser resolvido.

Me siga no Instagram onde eu faço conteúdos da minha rotina diária.

Participe dos nossos grupos no Telegram e Facebook! 🙂

Se tiver alguma dúvida ou sugestão de conteúdo, por favor, comente!
comments powered by Disqus